Pular para o conteúdo principal
A foto mostra um plano detalhe de um produto líquido, o sérum para rosto, numa embalagem conta-gotas. O sérum é pingado na embalagem, demonstrando sua textura.

Sérum para rosto: textura ideal para todos os tipos de pele

Pele oleosa, seca, mista ou normal: o sérum para rosto tem todas as características para se tornar sua textura favorita entre os cosméticos para skincare. O sérum facial é conhecido pela sua rápida absorção e diversidade de formulações. 

Um produto tão versátil quanto o sérum combina com as estatísticas: o Brasil está na lista dos 3 maiores responsáveis por lançamentos de produtos de beleza no mercado mundial. 

 

Sérum para rosto: motivos para se apaixonar 

Sérum vem do latim “serum”, e significa soro. A palavra identifica produtos com uma textura ultra leve e com alta concentração de substâncias ativas.

O sérum define uma textura que é fluida e não gordurosa, de fácil espalhabilidade e uma rápida e profunda absorção.

O mercado de beleza apresenta uma infinidade de produtos na forma de sérum, desde maquiagem até produtos de cuidado diário, para uso diurno ou noturno. É a escolha ideal para quem gosta da sensação de pele sequinha e natural logo após a aplicação do produto.

 

O elixir da beleza: descubra para que serve o sérum facial

A sua função varia conforme o ativo presente na fórmula, no entanto, todos eles tem algo em comum: são altamente concentrados, e por isso, ricos em princípios ativos.

Por isso, a quantidade de produto necessária a cada aplicação é menor quando comparada com outros produtos. É comum que séruns sejam comercializados em embalagens de 30 ml, e a alta concentração de ativos justifica esse tamanho.

As fórmulas de séruns podem servir para hidratar, revitalizar, clarear, rejuvenescer, proporcionar efeito antiacne, firmar ou prevenir sinais de envelhecimento precoce.

 

Porque o sérum virou um queridinho na rotina de cuidados com a pele? 

O sérum para para rosto é um produto que beneficia qualquer tipo de pele, de qualquer faixa etária (liberada para utilizar cosméticos). 

Vale destacar que a pele oleosa é a mais beneficiada, já que o produto é rapidamente absorvido, e pode auxiliar no controle da produção de sebo – quando o cosmético tem essa função. 

Além disso, o sérum também atua na redução do brilho e melhora a aparência dos poros.

 

Aprenda a escolher o melhor sérum para tratar sua pele:

Para pele oleosa e acneica são comuns os séruns com retinol, ácido salicílico ou ácido mandélico. 

Para a pele seca, as fórmulas com vitamina E são mais indicadas, pois protegem as células de danos oxidativos.

Além do tipo de pele, a idade também ajuda na escolha.

Se você tem entre 20 e 30 anos, os séruns com vitamina C são indicados, assim como aqueles destinados à hidratação da pele, que geralmente possuem ácido hialurônico.

Para séruns anti-idade, busque por fórmulas que tenham antioxidantes potentes, como resveratrol, niacinamida e ácido ferúlico. Eles combatem radicais livres e promovem o reparo celular.

 

Quando, quanto e como aplicar?

Séruns podem ser usados pela manhã e/ou à noite, contudo, preste atenção ao que o próprio produto indica.

Manhã: aplique o sérum após a limpeza e tonificação da pele. Lembre-se de aplicar o protetor solar na sequência, principalmente quando utilizar séruns com vitamina C.

Noite: pode ser usado antes do hidratante noturno, após limpeza e tonificação da pele. 

A aplicação do sérum deve ser feita no rosto e pescoço, com massagens suaves, para que ele seja absorvido de maneira uniforme. 

Na hora de definir a quantidade, o produto rende muito bem: para cada aplicação basta aplicar algumas gotinhas - siga o indicado na embalagem. Se ficar com dúvidas, use de 3 a 5 gotas.


A grande vantagem do sérum para rosto é sua alta concentração de ativos e uma pequena quantidade já é suficiente para ser eficiente.
Vale ressaltar que o sérum para rosto é indicado para todos os tipos de pele, principalmente as mistas e oleosas. O sérum tem toque agradável e textura leve, e facilita a rotina de beleza e cuidados com a pele, por ser rapidamente absorvido.

Agora que você já sabe tudo sobre essa textura, conheça os outros tipos e faça suas escolhas: 

Produtos para pele tem opção em gel, creme, sérum... mas como escolher a melhor textura?