Pular para o conteúdo principal
Exercício físico ou prática esportiva? Aprenda a diferença e conheça os benefícios de cada um:

Exercício físico ou prática esportiva? Aprenda a diferença e conheça os benefícios

Há duas coisas que algumas pessoas ainda costumam confundir: exercício físico e prática de esportes. Quase todos os praticantes de esportes realizam exercícios físicos, mas a maioria dos praticantes de exercícios físicos não são esportistas. Isso mesmo que você leu. Não entendeu? Então calma que a gente explica.

 

Exercício físico ou esporte, qual a diferença?

O que diferencia as duas práticas é o que elas visam. Enquanto os exercícios buscam melhorar o bem-estar, as práticas esportivas almejam além disso. Vitórias em competições e quebra de recordes estão entre os principais objetivos dos esportistas, e isso ainda inclui toda a regulamentação que um esporte possui para ser considerado oficial.

Algumas pessoas fazem do seu exercício físico a prática de esporte, mas não se interessam por campeonatos e competições. Isso é bastante comum entre os esportes de luta e de praia. Ambas as práticas necessitam do acompanhamento de um profissional de educação física, para ajudar a evitar lesões e obter resultados melhores.

A prática de exercícios estimula o metabolismo do corpo humano e traz benefícios que vão além de boas noites de sono, perda de peso e ganho de massa magra. 

 

Melhorando a sua saúde

Duckchul Lee, professor de Cinesiologia na Universidade Estadual de Iowa, realizou uma série de estudos sobre as influências do exercício físico na expectativa de vida. Os resultados afirmam que 15 minutos diários de exercício aumentam a expectativa de vida em até 3 anos. E mais, praticar esportes tem sua diferença. Aprofundando os resultados obtidos, Lee conseguiu concluir que a cada 1 hora de corrida você aumenta 7 horas da sua expectativa de vida. 

A pesquisa comprova que movimentar-se é fundamental para viver mais e melhor, e essa prática aliada aos bons hábitos na alimentação pode proporcionar uma “vida bem vivida”. Essa associação também diminui os riscos de sofrer com transtornos de ansiedade e infartos, por exemplo. 

É claro que não há garantia de que os exercícios físicos e os esportes vão fazer sumir os riscos de alguma enfermidade, e é sempre indicado consultar um médico antes de iniciar qualquer exercício físico ou prática esportiva.

 

Sabendo das suas condições médicas você não corre o risco de trazer prejuízos para a saúde. Se você já tiver em mãos o seu histórico médico, e ele indicar que você tem alguma condição cardíaca somada a transtorno de ansiedade, é importante saber diferenciar os sintomas de cada problema.  
Aprenda a diferenciar as crises de ansiedade do infarto:

Crise de ansiedade ou infarto?!? Redobre os cuidados com a saúde, o coração principalmente: