Pular para o conteúdo principal
Dia do abraço e os reflexos desse gesto na sua saúde:

Dia do abraço: benefícios desse carinho para a saúde

Dia 22 de maio comemora-se o dia do abraço, gesto de carinho que é extremamente benéfico para a nossa saúde física e mental. 

A sensação de receber abraços de quem a gente gosta e admira é sempre muito bem-vinda! Aquele quentinho e aconchegante espaço no peito que a pessoa te cede por uns segundinhos, é capaz de fazer o dia de muitas pessoas melhor. A verdade é que não só o dia melhora, como sua saúde também!

 

Dia do abraço: como o gesto atua na sua saúde

Dia do abraço: como o gesto atua na sua saúde

É comprovado que abraçar quem a gente gosta faz bem para a saúde, tanto física quanto mental! Isso acontece porque quando se pratica esse gesto, seja dando ou recebendo, é ativado um hormônio bastante comum do contato físico: a oxitocina.

Para o ginecologista e obstetra indiano Navneet Magon, a oxitocina (ou ocitocina) ocupa o local de liderança dentro do “quarteto da felicidade” – grupo composto pela endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, que são substâncias capazes de liberar o sentimento de “bem-estar”. Isso por conta do modo como ela age no organismo.

Com atuação no cérebro, a oxitocina é controlada pelas células do hipotálamo, as quais estão localizadas no cérebro e agem nas glândulas do nosso organismo, ou seja, assim que esse hormônio é liberado, passa a enviar estímulos para todo o corpo. 

Quando o estímulo acontece e a oxitocina é liberada, um de seus efeitos é proteger o sistema cardiovascular, a partir da redução dos níveis de cortisol – hormônio responsável pelo estresse. O reflexo está no sentimento gostoso de prazer e bem-estar que vem logo a seguir. Ela também é capaz de aliviar os sintomas de ansiedade, pois, além da propriedade já citada, ela estimula a liberação de dopamina e serotonina que dão um maior ânimo e prazer, melhorando o humor. 

Clique aqui e leia mais sobre a ansiedade e seus sintomas.

 

Como o abraço libera o “hormônio do amor”

Como o abraço libera o “hormônio do amor”

Além de todos esses efeitos, a oxitocina também recebe muito gentilmente o apelido de “hormônio do amor”, pois ela tem o “poder” de melhorar as relações através do contato e das trocas de carinho. Inclusive, acredita-se que ela está relacionada com o aumento da libido e com o desempenho sexual, atuando junto da testosterona no homem e da progesterona na mulher.

A oxitocina também se faz indispensável para as mamães, pois ela é liberada na hora do parto estimulando as contrações para atenuar as dores. Sem falar da sua grande participação na hora de amamentar, pois com a sucção do bebê o hormônio é liberado.

Você imaginava todos os benefícios de um simples abraço? E essas são só algumas das vantagens que esse gesto oferece para o corpo.

Aproveite o Dia do Abraço e distruibua ainda mais carinho!

 

Uma outra forma de fazer bem para a sua saúde é mantendo a qualidade do seu sono. Saiba mais sobre rotina de sono e como ela pode influenciar no seu bem-estar:

Tipos de sono e como cada um impacta sua saúde: